Professor Doutor do DCP-USP (desde 2010), possui graduação em Ciência Política pela Universidad de Buenos Aires (2000) e doutorado em Ciência Política pela Universidade de São Paulo (2008). Desempenha-se na área de Teoria Política e atualmente desenvolve sua pesquisa no campo da Filosofia Política Clássica Grega e a história intelectual da Atenas antiga. 

 

  PROGRAMAS DE CURSOS (GRADUAÇÃO E PÓS)

btn up2

 DISCIPLINAS MINISTRADAS NA GRADUAÇAO EM CIENCIAS SOCIAIS
Teoria Política Clássica
Teoria Política Moderna - Política II
Teoria Política Moderna - Política III
Tópicos de Moralidade Política

 

DISCIPLINAS MINISTRADAS NO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇAO EM CIENCIA POLÍTICA
Modalidades do Pensamento Político Moderno
Modalidades do Pensamento Político Clássico e Moderno - Hermenêuticas Contemporâneas

 

  PUBLICAÇÕES

btn up2

 Publicações recentes:

 

ARTIGOS

Tierno, Patricio, "More than justice: the structural and systemic organization of Aristotle´s polis", Anacronismo e irrupción. Revista de teoría y filosofía política clásica y moderna, v. 6, pp. 199-212, 2016.

Tierno, Patricio, "A teoria política de Aristóteles de epistéme prática a méthodos da constituição", Revista de Direito da Associação dos Procuradores do Novo Estado do Rio de Janeiro, v. XXIII, pp. 107-138, 2015.

Tierno, Patricio, "Formação da pólis e surgimento da democracia na Grécia antiga: história e consciência da Atenas clásssica", Hologramática (Lomas de Zamora), v. 21, pp. 99-119, 2014.

Tierno, Patricio, "Teoria política grega da democracia: demarcação e métodos de um cânone histórico e intelectual", BIB. Revista Brasileira de Informação Bibliográfica em Ciências Sociais, v. 73, pp. 21-54, 2012.

 

CAPÍTULOS DE LIVROS

Tierno, Patricio, "Pólis, democracia ateniense e teoria política". In: Ostrensky, Eunice; Tierno, Patricio (orgs.), Teoria, Discurso e Ação Política,São Paulo: Alameda, 2013, pp. 99-115.

 

LIVROS ORGANIZADOS

Ostrensky, Eunice; Tierno, Patricio (orgs.), Teoria, Discurso e Ação Política, São Paulo: Alameda, 2013.

 

  ENTREVISTAS E PODCASTS

btn up2

 

 

  NÚCLEO / GRUPO DE PESQUISA

btn up2

 Res Publica - UNIFESP/USP

         O grupo Res Publica reúne pesquisadores de vários temas, autores e períodos, das áreas de humanidades, cujos interesses convergem justamente para o assunto da política (a coisa pública). Para contemplar esse assunto, os estudos centram-se em autores clássicos, transitando por todos os temas relativos à política, como a retórica, a história e a historiografia e a filosofia moral.

Teoria política clássica e moderna - USP

          O objetivo do grupo é investigar as diferentes linguagens e tradições de pensamento político desenvolvidas durante a antiguidade clássica e a era moderna: teoria da polis, republicanismo, lei e direito de natureza, contrato, democracia, formas de governo, Estado, liberalismo.