eventosAPRESENTAÇÃO

Atividade que contribui decisivamente para a formação dos alunos e à qual dedicamos grande atenção é o Programa de Seminários do DCP, uma das principais referências nacionais da área de Ciência Política e Relações Internacionais. Diversos programas têm adotado modelo semelhante, na esteira do êxito do programa da USP.

Programação de Seminários 2º semestre de 2016

Os seminários constituem atividades extra-curriculares, dirigidas especialmente aos estudantes de Pós-Graduação, mas também ao corpo docente e à comunidade acadêmica externa. Em geral, contam com a participação de destacados pesquisadores, brasileiros e estrangeiros, e as exposições giram em torno de trabalhos relevantes recém-publicados, de projetos em andamento e de questões pertinentes às linhas de pesquisa do DCP. Em média, temos contado com a apresentação de 15 pesquisadores convidados por semestre. A programação é dividida em Seminários de Departamento (DCP) e Seminários de Área. No primeiro caso, nossos convites são dirigidos a pesquisadores seniores, nacionais e estrangeiros, com reconhecida produção acadêmica. Em geral, as conferências adquirem caráter abrangente e cobrem extensa área do conhecimento em temas de Ciência Política. Os Seminários de Área se destinam à produção de ponta no interior das áreas de Teoria Política (TP), Instituições Políticas (IP) e Relações Internacionais (RI), nas quais se estrutura o DCP. Neste formato, as exposições tratam de temas e problemas da agenda de pesquisa e a dinâmica do dia se caracteriza pelo debate mais direto entre alunos, professores e convidados em torno da contribuição apresentada pelo conferencista. A programação semestral é totalmente planejada e divulgada antes do início das aulas, de modo que os alunos podem se organizar para os seminários da mesma forma como fazem com disciplinas regulares. O dia da semana é fixo (sempre às quintas-feiras). Já integraram nossa programação pesquisadores americanos, canadenses, mexicanos, argentinos, chilenos, uruguaios, portugueses, franceses, alemães e ingleses, oriundos das mais prestigiosas universidades estrangeiras. Alguns seminários são transmitidos pelo IPTV USP, alcançando a comunidade nacional e internacional de Ciência Política e Relações Internacionais. Por meio dos Seminários, buscamos acima de tudo tornar mais viva a dinâmica acadêmica, envolvendo efetivamente nossos alunos e professores no debate de conceitos, métodos e resultados de pesquisa, num trabalho coletivo de aperfeiçoamento da própria Ciência Política.

Programação 1/2016

Programação 1/2015   -     Programação 2/2015

Programação 1/2014   -     Programação 2/2014

Programação 1/2013   -     Programação 2/2013

Programação 1/2012   -     Programação 2/2012

Programação 1/2011   -     Programação 2/2011

Seminário Discente da Pós-Graduação

Outra iniciativa inaugurada em 2011 foi o “Seminário Discente da Pós-Graduação em Ciência Política”, para apresentação pública de trabalhos dos alunos. Uma característica importante do SD é a participação de debatedores externos ao Programa, como forma de aumentar o grau de exposição e crítica dos trabalhos dos alunos. Muitos deles são encaminhados para publicação em periódicos, depois de passarem por esse escrutínio.

Outros seminários e eventos

Por fim, mas não menos importante, deve-se destacar o conjunto de atividades de estudo e de pesquisa desenvolvidas no interior dos Núcleos vinculados ao PPGCP. Neles, estudantes de graduação e de pós-graduação interagem em torno de temas e problemas de pesquisa, ampliando seu repertório e aperfeiçoando seus próprios projetos de investigação.

cartaz face 2sem 2016 completo