Na Graduação em Ciências Sociais, o DCP-USP oferece quatro disciplinas obrigatórias aos dois primeiros anos de curso e cerca de cinco ou mais disciplinas optativas por semestre. Aqui você encontra informações básicas sobre o curso, procedimentos, atividades diversas e oportunidades de formação e pesquisa.

As disciplinas obrigatórias têm por objetivo proporcionar formação básica em Ciência Política. Assim, em Política I são apresentados, de forma introdutória, os grandes eixos que definem o campo próprio de nossa disciplina: Estado, poder e denominação; democracia e constituição da cidadania; regimes políticos entre nações: atores, relações e sistemas internacionais. Política II oferece uma abordagem analítica de certas obras de Aristóteles, Maquiavel, Hobbes, Locke e Rousseau, autores centrais da teoria política clássica e moderna. Política III introduz os alunos em importantes teorias políticas desenvolvidas entre 1748 e 1848. Finalmente, Política IV apresenta as instituições políticas brasileiras, com ênfase no período pós-1930.

GRAD0                              04

Muitos dos temas e abordagens tratados nas disciplinas obrigatórias são retomados nas optativas, que procuram dar aos alunos a oportunidade de se aprofundar em áreas ou assuntos de seu interesse. O DCP-USP considera que as disciplinas optativas têm grande importância na formação graduada. Por essa razão, além de se esforçar por oferecer uma gama ampla de alternativas a cada semestre, não impõe limites à matrícula dos alunos de Ciências Sociais e de outros cursos de graduação.

O DCP-USP crê que a iniciação em pesquisa é parte importante da experiência de formação daqueles alunos que revelam inclinação mais acadêmica e mostram interesse em continuar os estudos em nível pós-graduado. Em consequência, tem participado de programas de iniciação científica, tais como o PIBIC do CNPq, Ensinar com Pesquisa, Ensinar com Cultura e Extensão, além de estimular a incorporação de bolsistas de iniciação científica nos projetos de pesquisa dirigidos por seus docentes.

O DCP-USP de Ciência Política realiza, a cada semestre, intensa programação de seminários e debates, aberta aos estudantes.

E-mail institucional: flp.graduacao@usp.br

 

  • Programas de disciplinas 1/2017

      FLP0436 - Teoria Política Clássica - Filosofia e Tragédia em Atenas durante os séculos V e IV a.C. Prof. Patrício Tierno (DCP-USP)

      FLP        - Temas do Pensamento Político Latino-americano. Prof. Bernardo Ricupero (DCP-USP)

 

Semestres passados: