Programação de Seminários

A Programação Semestral de Seminários do Programa de Pós-graduação em Ciência Política é peça fundamental da formação discente, da estratégia de internacionalização e da posição do Programa como referência no campo da Ciência Política nacional, bem como de seu excelente desempenho na avaliação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior -CAPES.  Com melhoras incrementais ao longo dos anos 2000, os seminários esporádicos da Pós foram adquirindo o caráter de uma programação regular que, a partir de 2008, consolidou-se e passou a ser definida com meses de antecipação antes do começo de cada semestre letivo e publicada impreterivelmente a semana anterior ao início das classes em horário fixo na grade de atividades do semestre. Com uma média de 15 seminários por semestre, a programação conta majoritariamente com convidados internacionais e, em segundo lugar, de outras universidades Brasileiras. A programação permite manter os alunos sintonizados com a produção de ponta no mundo, com questões emergentes e inovações metodológicas na agenda internacional. A vinda dos convidados é aproveitada com atividades complementares que permitem colocar em contato os estudantes da Pós com os convidados, favorecendo não apenas uma interlocução formativa, mas a construção de redes que facilitam a circulação interacional de nossos estudantes. Os seminários também são aproveitados pelos professores da Pós para ensejar iniciativas conjuntas ou para fortalecer aquelas que já se encontram em andamento. A programação semestral recebe ampla divulgação nos circuitos da ciência política nacional e regional e acabou por se tornar referência da vitalidade da Pós-graduação em Ciência Política na USP.