#4 2-2023 Seminário do DCP-USP | Inclusão ou reprodução das desigualdades: trajetória recente do ensino superior no Brasil |31de agosto, 17h30

31/08/2023

Convidamos a todas e todos para o seminário com Flavio Carvalhaes (UFRJ) e Carlos Costa Ribeiro (IESP-UERJ), sob o título "Inclusão ou reprodução das desigualdades: trajetória recente do ensino superior no Brasil", no dia 31 de agosto de 2023, às 17h30.

A mediação ficará a cargo de Marta Arretche (DCP-USP)

Organizado em colaboração com o Centro de Estudos da Metrópole (CEM), o seminário será presencial, na sala 14 do prédio de Ciências Sociais, mas contará também com transmissão pelo Youtube:

Esperamos por vocês!

Coordenação de Seminários do DCP-USP

Sobre os conferencistas:

Flavio Carvalhaes

É professor adjunto do Departamento de Sociologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Ele tem experiência na área de sociologia, com ênfase em Estratificação e Desigualdade Social, com interesse especial pelos seguintes temas: educação, disparidades sociais em saúde, relações raciais, transições da escola para o trabalho e metodologia quantitativa.

Carlos Antônio Costa Ribeiro

É professor e pesquisador do  Instituto de Estudos Sociais e Políticos da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (IESP-UERJ). Doutor em sociologia pela Columbia University, foi pesquisador convidado do Center for Advanced Studies in the Behavioral Sciences (CASBS) da Stanford University. Seu principal tema de pesquisa são os determinantes da desigualdade de oportunidades econômicas ao longo dos ciclos de vida e entre gerações. Tem estudado temas como mobilidade social intergeracional, desigualdade de oportunidades educacionais, classes sociais, desigualdades raciais, mercados de casamento, transições para a vida adulta, criminalidade e justiça.

Marta Arretche

Professora titular do DCP-FFLCH/USP,  é coordenadora dos projetos de pesquisa “Preferências e desigualdade dos cidadãos” e “Avaliação da política de ações afirmativas da USP” no CEM, onde atua também como pesquisadora. Ela foi pró-reitora adjunta de pesquisa da USP (2016-2018) e editora-chefe da Brazilian Political Science Review (2012-2018). Possui doutorado em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Foi pesquisadora visitante do Massachusetts Institute of Technology (MIT) e do Instituto Universitário Europeu. Sua área de pesquisa é a análise institucional e comparada do federalismo e políticas sociais.