APRESENTAÇÃO

Atividade que contribui decisivamente para a formação dos alunos e à qual dedicamos grande atenção é o Programa de Seminários do DCP, uma das principais referências nacionais da área de Ciência Política e Relações Internacionais. Diversos programas têm adotado modelo semelhante, na esteira do êxito do programa da USP.

Programação de Seminários

Os seminários constituem atividades extra-curriculares, dirigidas especialmente aos estudantes de Pós-Graduação, mas também ao corpo docente e à comunidade acadêmica externa. Em geral, contam com a participação de destacados pesquisadores, brasileiros e estrangeiros, e as exposições giram em torno de trabalhos relevantes recém-publicados, de projetos em andamento e de questões pertinentes às linhas de pesquisa do DCP. Em média, temos contado com a apresentação de 15 pesquisadores convidados por semestre. A programação é dividida em Seminários de Departamento (DCP) e Seminários de Área. No primeiro caso, nossos convites são dirigidos a pesquisadores seniores, nacionais e estrangeiros, com reconhecida produção acadêmica. Em geral, as conferências adquirem caráter abrangente e cobrem extensa área do conhecimento em temas de Ciência Política. Os Seminários de Área se destinam à produção de ponta no interior das áreas de Teoria Política (TP), Instituições Políticas (IP) e Relações Internacionais (RI), nas quais se estrutura o DCP. Neste formato, as exposições tratam de temas e problemas da agenda de pesquisa e a dinâmica do dia se caracteriza pelo debate mais direto entre alunos, professores e convidados em torno da contribuição apresentada pelo conferencista. A programação semestral é totalmente planejada e divulgada antes do início das aulas, de modo que os alunos podem se organizar para os seminários da mesma forma como fazem com disciplinas regulares. O dia da semana é fixo (sempre às quintas-feiras). Já integraram nossa programação pesquisadores americanos, canadenses, mexicanos, argentinos, chilenos, uruguaios, portugueses, franceses, alemães e ingleses, oriundos das mais prestigiosas universidades estrangeiras. Alguns seminários são transmitidos pelo IPTV USP, alcançando a comunidade nacional e internacional de Ciência Política e Relações Internacionais. Por meio dos Seminários, buscamos acima de tudo tornar mais viva a dinâmica acadêmica, envolvendo efetivamente nossos alunos e professores no debate de conceitos, métodos e resultados de pesquisa, num trabalho coletivo de aperfeiçoamento da própria Ciência Política.

Programação - 2/2020

Seminários on line 1/2020

• 7 de maio -“As Políticas de Contenção de COVID-19 e a Adesão da População: Uma Avaliação da Situação dos Estados Brasileiros”, com Lorena Barberia, Luiz Guilherme Roth Cantarelli, Anna Paula Ferrari Matos, Natália de Paula Moreira, Maria Letícia Claro de F. Oliveira, Fabiana da Silva Pereira, Pedro Schmalz,Isabel Seelaender e Marcela Mello Zamudio, Departamento de Ciência Política, USP

Seminário Discente da Pós-Graduação

Outra iniciativa inaugurada em 2011 foi o “Seminário Discente da Pós-Graduação em Ciência Política”, para apresentação pública de trabalhos dos alunos. Uma característica importante do SD é a participação de debatedores externos ao Programa, como forma de aumentar o grau de exposição e crítica dos trabalhos dos alunos. Muitos deles são encaminhados para publicação em periódicos, depois de passarem por esse escrutínio.

Veja a Programação de Seminários do DCP de anos anteriores:

Programação 1/2019     -   Programação 2/2019

Programação 1/2018    -    Programação 2/2018

Programação 1/2017   -     Programação 2/2017

Programação 1/2016   -     Programação 2/2016

Programação 1/2015   -     Programação 2/2015

Programação 1/2014   -     Programação 2/2014

Programação 1/2013   -     Programação 2/2013

Programação 1/2012   -     Programação 2/2012

Programação 1/2011   -     Programação 2/2011

Outros seminários e eventos

Por fim, mas não menos importante, deve-se destacar o conjunto de atividades de estudo e de pesquisa desenvolvidas no interior dos Núcleos vinculados ao PPGCP. Neles, estudantes de graduação e de pós-graduação interagem em torno de temas e problemas de pesquisa, ampliando seu repertório e aperfeiçoando seus próprios projetos de investigação.