#10 2-2023 Seminário do DCP-USP | O Censo de 2022 e a pesquisa em Ciências Sociais |09 de novembro, 17h30

09/11/2023

Convidamos a todas e todos para o seminário com Pedro Luis do Nascimento Silva (ENCE) e Rogério Barbosa (IESP-UERJ), sob o título "O Censo de 2022 e a pesquisa em Ciências Sociais", no dia 09 de novembro de 2023, às 17h30.

A mediação ficará a cargo de Catarina Ianni Segatto (DCP-USP)

Organizado em colaboração com o Centro de Estudos da Metrópole (CEM), o seminário será presencial, na sala 14 do prédio de Ciências Sociais, mas contará também com transmissão pelo Youtube:

Sobre os conferencistas e mediadora:

Pedro Luís do Nascimento Silva

É Pesquisador Associado e Secretário da SCIENCE - Sociedade para o Desenvolvimento da Pesquisa Científica. Pesquisador Titular Colaborador Voluntário da Escola Nacional de Ciências Estatísticas (ENCE). Tem larga experiência nas seguintes áreas de atuação da Estatística: amostragem e métodos de pesquisa, análise de dados amostrais complexos, pesquisas amostrais domiciliares, estimação de variâncias, estimadores de calibração, crítica e imputação de dados, estimação para pequenos domínios, pesquisas amostrais na avaliação de políticas públicas, estatísticas oficiais. É membro eleito desde 2001, e foi Presidente Eleito (2013-2015) e Presidente (2015-2017) do Instituto Internacional de Estatística (ISI)

Rogério Barbosa

É professor do Instituto de Estudos Sociais e Políticos (IESP) da UERJ. Bacharel em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), mestre e doutor em Sociologia pela Universidade de São Paulo (USP). Realizou pós-doutorado no Departamento de Ciência Política da USP, foi visiting scholar no departamento de Sociologia da Columbia University e Affiliated Scholar no Brazil Lab da Princeton University. Coordena, com Carlos Antônio Costa Ribeiro, o Centro para o Estudo da Riqueza e Estratificação Social (CERES-IESP/UERJ) e é pesquisador associado do Centro de Estudos da Metrópole (USP). Pesquisa e publica nas áreas de desigualdade de renda, mercado de trabalho, políticas sociais e desigualdades educacionais.

Catarina Ianni Segatto

É professora do Departamento de Ciência Política da Universidade de São Paulo. Atuou como professora na Escola de Administração de Empresas de São Paulo (FGV EAESP) e na Universidade Federal do ABC e como pesquisadora no Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br/ NIC.br) e no Centro de Estudos em Administração Pública e Governo (CEAPG/ FGV EAESP). Doutora em Administração Pública e Governo pela FGV EAESP. Realizou pós-doutorado no Centro de Estudos da Metrópole (CEM) e na Johnson Shoyama Graduate School of Public Policy na Universidade de Regina. Tem experiência em políticas públicas a partir do estudo das relações intergovernamentais, das burocracias e das relações entre Estado e Sociedade nas políticas sociais, principalmente, na Educação e na Saúde no plano subnacional.