Nota sobre falecimento - Luiz Werneck Vianna

Foto èpoa  Luiz Werneck Vianna

Fonte: Época

O Departamento de Ciência Política da Universidade de São Paulo (DCP – USP) recebe com extrema tristeza a notícia do falecimento de Luiz Werneck Vianna. Werneck foi um dos cientistas sociais brasileiros mais importantes da sua geração, tendo sido presidente da Associação Nacional de Pós-Graduação em Ciências Sociais (ANPOCS). Teve destaque ao trabalhar temas como sindicalismo, intelectuais, judiciário etc. e ao estudar o pensamento de autores tão diversos como Antonio Gramsci e Oliveira Vianna. Nos seus mais variados trabalhos juntava uma perspectiva analítica e de intervenção. Isso tinha relação com sua militância política, realizada no Partido Comunista Brasileiro (PCB), no qual se bateu pela incorporação da democracia como preocupação central para a esquerda. Em poucas palavras, Werneck foi um intelectual público.

Carioca, foi decisivo na sua trajetória o doutorado realizado, em plena ditadura, no então Departamento de Ciências Sociais da USP. Foi então orientado por Francisco Weffort. Orientandor e orientando nem sempre concordavam, mas o resultado final da parceria, a tese, Liberalismo e sindicato no Brasil (1976), é a melhor prova de como o trabalho intelectual se beneficia do debate franco de ideias.

Foi professor, entre outras instituições, do Instituto Universitário de Pesquisa do Rio de Janeiro (IUPERJ) e da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ), tendo orientado 37 dissertações de mestrado e 23 teses de doutorado. Presença constante em inúmeros seminários, defesas de tese e conversas informais no DCP - USP, Werneck fará muita falta no debate público brasileiro.