#10/2-2022 Seminário DCP-USP

17/11/2022
"O Brasil que emergiu das urnas e perspectivas do novo governo"
Caras e caros colegas,
Caras alunas, caros alunos,

Convidamos a todas e todos para o Seminário com Daniela Campello (FGV-EBAPE), Fernando Abrucio (FGV-EAESP) e Marta Arretche (DCP-USP), sob o título "O Brasil que emergiu das urnas e perspectivas do novo governo", no dia 17 de novembro de 2022, às 17h30.

O seminário será presencial, na sala 14 do Prédio de Ciências Sociais, mas contará também com transmissão pelo Youtube:

A mediação ficará a cargo de Rogério Arantes (DCP-USP)

Sobre os conferencistas:
Daniela Campello
Ph.D em Ciência Política pela Universidade da Califórnia Los Angeles. É professora da Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas da Fundação Getulio Vargas (FGV EBAPE). Foi professora de ciência política e relações internacionais na Universidade de Princeton e pesquisadora associada do Princeton Program in Latin American Studies, do Center for the Study of Democratic Polítics, e do Niehaus Center for Globalization and Governance. Sua pesquisa se concentra em temas de economia política internacional e comparada, com foco nas consequências políticas de processos de globalização econômica em países emergentes, neoliberalismo, ideologia política, desigualdade e redistribuição. É autora, dentre outros, de "The Politics of Market Discipline in Latin America: Globalization and Democracy" (Cambridge University Press 2015)  e co-autora de “The Volatility Curse: Exogenous Shocks and Representation in Resource-rich Democracies".

Fernando Abrucio
Doutor em Ciência Política pela Universidade de São Paulo. É professor da Fundação Getulio Vargas (SP) desde 1995. Ganhador do prêmio Moinho Santista de melhor cientista político brasileiro na categoria juventude (2001), do prêmio "Lourival Gomes Machado", de melhor dissertação de mestrado do departamento de Ciência Política da USP (1998) e ganhador de dois prêmios ANPAD como melhor trabalho de Administração Pública do país (1998 e 2003). Foi Chefe do Departamento de Gestão Pública (GEP), entre 2018 e 2019, Coordenador do Curso de Graduação em Administração Pública de 2011 a 2017 e Coordenador do Mestrado e Doutorado em Administração Pública e Governo de 2006 a 2010. Atuou como colunista político do Jornal Valor Econômico e foi articulista da Revista Época. Foi apresentador do Programa Discuta, São Paulo, na rádio CBN. No período de agosto de 2019 a fevereiro de 2020, atuou como pesquisador visitante no Massachusetts Institute Of Technology (MIT), Estados Unidos, estudando o tema das reformas educacionais. É consultor de governos e de ONGs no Brasil, bem como de Organismos Internacionais, tais como BID, PNUD, Banco Mundial, Agência de Cooperação Espanhola, Unesco e WWF.
Marta Arretche
Doutora em Ciências Sociais pela UNICAMP. É Professora Titular do Departamento de Ciência Política da USP e pesquisadora do Centro de Estudos da Metrópole. É pesquisadora 1B do CNPq. Foi diretora do Centro de Estudos da Metrópole (2009-2020). É Coordenadora Adjunta da área de Ciências Sociais e Humanidades da FAPESP. Foi editora da Brazilian Political Science Review (2012-2018) e pró-reitora adjunta de pesquisa da USP (2016-7). Fez pós-doutorado no Departamento de Ciência Política do Massachussets Institute of Technology (EUA). Foi visiting fellow do Departament of Political and Social Sciences, do Instituto Universitário Europeu, em Florença. Sua área de pesquisa é a Análise Institucional e Comparada. Seus principais temas de pesquisa incluem estudos sobre desigualdade, a análise comparada dos Estados federativos e a análise comparada dos sistemas de proteção social.