Nota de Pesar - Charles Freitas Pessanha

 

image-20240726131804-1

Fonte: SciELO

 

Como é do conhecimento de todo o mundo da Ciência Política Brasileia, faleceu ontem  o professor Charles  Pessanha. Charles  se doutorou no Departamento de Ciência  Política da USP em 1997, com a tese "Relações entre Poderes Executivo e Legislativo no Brasil: 1946-1994", que de muitas formas dava continuidade a seu trabalho "Estado e Economia no Brasil: O Governo Geisel e a Campanha contra a Estatização", finalizada no antigo IUPERJ. Ambos trabalhos são referências muito importantes de dois momentos de nossa história política.

Ao lado de sua contribuição científica, e de sua trajetória acadêmica na Ciência Política, sem dúvida, uma das suas grandes paixões foi o seu engajamento na consolidação de  um sistema editorial de grande impacto científico na Ciência Política e na Sociologia nacional, destacando-se como um editor ímpar da revista DADOS (Revista de Ciências Sociais), mas também de importante contribuição na  fundação e consolidação da plataforma SciElo e da Associação Brasileira de Editores Científicos (ABEC), instituição esta última da qual foi seu presidente.  

Em 2019, a  ANPOCS reconheceu sua contribuição às Ciências Sociais Brasileiras quando lhe concedeu o Prêmio de Excelência Acadêmica Gildo Marçal Brandão na área de Ciência Política.

E todos lembraremos do Charles pelo ser humano excepcional que ele foi: por sua imensa generosidade, por suas suas tertúlias apaixonadas sobre seu amado América do Rio de Janeiro no DCP USP, e pelo homem solidário nos momentos institucionais e pessoais difíceis.

Charles deixa muitas  saudades. O DCP-USP expressa sua tristeza, e envia a nossa solidariedade a familiares, amigos e colegas, e deixa constância de sua eterna gratidão!

 

Departamento de Ciência Política USP, 26 de julho de 2024.