#04/2-2022 Seminário DCP-USP

15/09/2022
"Eleições e Política Externa Brasileira"
Caras e caros colegas,
Caras alunas, caros alunos,

Convidamos a todas e todos para o Seminário com Camilo López Burian (Udelar), Miriam Saraiva (UERJ), Amâncio Oliveira (IRI-USP), sob o título "Eleições e Política Externa Brasileira", no dia 15 de setembro de 2022, às 17h30.
O seminário será presencial, na sala 14 do Prédio de Ciências Sociais, mas contará também com transmissão pelo Youtube:
A mediação ficará a cargo de Janina Onuki (DCP-USP)

Sobre os conferencistas:

Camilo López Burian

Doutor e mestre em Ciência Política pela Universidad de la República Uruguay – UDeLaR. Atualmente é Professor doutor em Ciência Política na UDeLaR. Investigador Nivel I del Sistema Nacional de Investigadores. Seus temas de pesquisa são: análise de política externa, política externa comparada, relações internacionais, ideias e política e política brasileira. Autor de «El discurso político partidario sobre la política exterior en Brasil y Uruguay (2003-2014)», Revista Uruguaya de Ciencia Política 24, 2, 2015. pp.135-169

Miriam Saraiva

Graduada em História e mestre em Relações Internacionais pela PUC-RJ e doutorado em Ciência Política pela Universidad Complutense de Madrid. É Professora Titular da UERJ e coordenadora do Laboratório de Estudos sobre Regionalismo e Política Externa. É bolsista PQ-CNPq e líder do Grupo de Pesquisa Integração na América do Sul e o papel do Brasil. Foi Visiting Fellow no Instituto Universitário Europeu (Florença/Itália) e Fellow da Cátedra Rio Branco, University of Oxford. Seus temas de pesquisa são política externa brasileira, Mercosul e relações Brasil-Argentina, integração sul-americana.

Amâncio Oliveira

Doutor em Ciência Política pela USP e Livre-Docência pelo IRI-USP. É professor do IRI-USP e Vice-Diretor do Museu Paulista. É pesquisador PQ/CNPq, coordenador científico do Centro de Estudos das Negociações Internacionais (NAP-Caeni). Coordenador do São Paulo School of Advanced Science on Science Diplomacy and Innovation Diplomacy (InnSciD SP). Foi Vice-Diretor do Instituto de Relações Internacionais da USP e secretário executivo da Associação Brasileira de Ciência Política. Seus temas de pesquisa são negociações internacionais, diplomacia científica, política externa e empresariado.